Das origens até hoje
Fundado em 1947, Seabra é um Grupo português com projeção internacional na área da engenharia, que opera nos setores do Frio Industrial, Ar Condicionado, Tratamentos de Água, Energia e Comunicações, Tecnologia Alimentar e Engenharia e Construção.
Uma história feita de capacidade empreendedora, visão, ambição, rigor, sacrifício, trabalho, coragem, humildade, parcerias e aprendizagem, que nasce em Coimbra.
A empresa é designada de Fonseca & Seabra, dedica-se ao projeto e execução de instalações de ar condicionado, e um pouco mais tarde cria uma unidade fabril dedicada à construção de caldeiras industriais, a Termec, que veio a ser a maior unidade deste tipo na Península Ibérica.
Durante a década de 50, dado o crescimento do setor, é aberta uma filial em Lisboa, e até à década de 80, a Fonseca & Seabra tem um crescimento significativo, criando diversas empresas subsidiárias. Na década de 70 em particular, a F&S constituiu um núcleo de técnicos na área do Frio Industrial. Deste núcleo saiu mais uma empresa autónoma que mais tarde, deu finalmente origem à H. SEABRA – Comércio e Industrias Térmicas, Lda.
Durante estes anos, a H. Seabra foi tendo sempre também alguma actividade internacional, mas é em 1993, reconhecendo a pequena dimensão do mercado Português, que a H. Seabra inicia um verdadeiro processo de internacionalização. Desde logo a grande aposta da empresa foi Angola e Brasil.
Outros mercados foram explorados com uma actividade pontual em São Tomé e Príncipe, Venezuela, Marrocos, Argélia, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Moçambique, entre outros.
Depois da diversificação geográfica do negócio do frio industrial, o Grupo iniciou a diversificação do seu portefólio de negócios.
Em 2007, surge a oportunidade de comprar uma participação maioritária na Clorozono, empresa especialista em sistemas de tratamento de água. Isto veio abrir portas para o mercado estratégico da água e meio ambiente, onde hoje o Grupo se faz representar pela Hidrotek.
Em 2010 a aposta recai num regresso às origens, com a criação da Prime Air. Esta marca impulsionou novamente um forte crescimento do Grupo na indústria do Ar Condicionado e fê-lo com tanto êxito que é hoje um dos principais players deste mercado em Angola.
Um ano mais tarde o novo investimento do Grupo foca-se no negócio da construção civil, com a formação da Entek, que atinge excelentes resultados em Angola e na Argélia. Nesse mesmo ano, surge também a Terawatt para complementar o portefólio de negócios na área das instalações técnicas especiais, atuando em todos os mercados da África Subsariana na eletricidade de baixa, média, alta e muito alta tensão.
Entre o final de 2011 e principio de 2012, o Grupo continua a querer alargar o seu espetro de ação e aposta na Tecnologia Alimentar, com a criação da FoodSystems, que representa esta área em Portugal, em Angola e na Venezuela. Na mesma linha de atividade, mas para comercializar especificamente equipamentos complementares para a indústria alimentar no Canal HORECA, nasce a Sternblu Angola.
Ainda este ano, para responder a uma necessidade eminente do mercado, e dos clientes diretos do Grupo, é criada a Service, uma oferta completa de assistência técnica às suas diversas áreas de negócio. Em boa verdade, aquilo que começou por ser uma extensão de serviço no segmento do Frio Industrial acabou por se transformar numa nova valência do Grupo, e numa peça fundamental para toda a sua atividade.
Tudo o que o Grupo Seabra representa hoje é mais do que uma simples soma destes acontecimentos. É toda uma cultura empresarial, um modo de estar no mercado e um trabalho de equipa centrados na satisfação do cliente, que tornam isto possível. E daqui para a frente, a ambição é continuar a deixar uma marca no tempo.