Queremos fazer sempre mais
A responsabilidade social constitui uma das funções de carácter estratégico e corporativo do Grupo Seabra. O apoio a diversas causas e instituições de carácter humanitário e ético na sociedade, visam dar expressão à estratégia e ao compromisso do Grupo aos princípios do desenvolvimento social, educacional, cultural e ambiental das comunidades onde desenvolve a sua atividade.
Sendo um grupo que atua em várias áreas de atividade industrial, tem uma preocupação social acrescida no que respeita ao ambiente, que é transversal a todas as áreas de negócio.
Esta vontade de querer fazer sempre mais traduz-se no apoio a diversas causas e instituições, entre as quais as que aqui apresentamos:
Clube de Rotários de Sintra
O Clube de Rotários de Sintra é uma associação de empresários e profissionais que prestam serviços humanitários.
Diariamente desenvolvem e fomentam elevados padrões de ética nas profissões que exercem e ajudam a promover a paz e a boa vontade, de acordo com os valores mundiais de uma organização não-governamental reconhecida em todo o mundo.
O Grupo Seabra tem vindo a apoiar financeiramente esta associação, contribuindo assim para a realização de vários projetos solidários.
Projecto “Casa da Ritinha”
Este projeto de solidariedade está a ser promovido pela Fundação Filos, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, da Congregação dos Missionários Claretianos, e tem por objetivo ajudar a construir uma casa nova adaptada para a “Ritinha”, uma menina de oito anos do Porto, que sofre de paralisia cerebral.
Foi com muito orgulho que o Grupo Seabra fez um donativo à Fundação Filos para a concretização deste sonho. A Ritinha já tem o projeto desenhado para a casa nova e aguarda agora que se iniciem as obras de construção.
A Fundação Filos foi formada em 1995 com o intuito de promover iniciativas de respostas sociais através de projetos de intervenção junto de pessoas, famílias ou grupos em situação de pobreza ou exclusão, designadamente no âmbito do atendimento e acompanhamento social, em rede com outros promotores sociais, pessoas singulares ou coletivas.
A C.A.S.A.
O Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) é uma associação sem fins lucrativos, constituída maioritariamente por voluntários que promove ações de solidariedade social.
Esta Associação dá apoio, alimentação e alojamento a sem-abrigo, a crianças, adolescentes e idosos que vivem numa situação de pobreza. Ajuda ainda vítimas de violência ou maus tratos a superar essa dura situação que atravessam.
Os donativos são essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho e é por isso que o Grupo Seabra se orgulha de ter feito um donativo para este projeto que desempenha um papel tão importante na vida de tantos portugueses.
Assim, contribuímos para que cheguem a quem mais precisa, mais refeições, mais cobertores e sacos-cama, mais medicamentos; no fundo, mais apoio para combater esta realidade.
ATLAS
A Associação ATLAS desenvolve um importante trabalho de solidariedade social junto das comunidades locais em Portugal e Angola, com vários projetos para combater os diferentes problemas das nossas sociedades atuais.
Entre estes projetos, o Projeto para o Bairro Cambamba I dedica-se a promover a alfabetização de cerca de 160 crianças na cidade de Luanda, que não têm condições para frequentar a Escola Oficial, seja por motivos financeiros ou de documentação.
É com muito otimismo no futuro destas crianças, que colaboramos com esta iniciativa, e contribuímos assim para alimentar estes cursos de alfabetização organizados no bairro, onde elas têm a possibilidade de aprender a ler, a escrever e a sonhar com uma vida melhor.
Seabra Solidário
No âmbito de uma campanha de responsabilidade social “Natal Solidário” levada a cabo pelo Grupo Seabra, foram recolhidos mais de uma centena de quilos de bens (vestuário, brinquedos, alimentos, ajudas técnicas) e posteriormente doados a instituições de solidariedade social.
Devido ao forte envolvimento de todos os colaboradores nesta causa, optámos por transformar a campanha natalícia num projeto contínuo de solidariedade social, denominado “Seabra Solidário”.
Esta decisão reflete uma vez mais a preocupação que existe no Grupo Seabra em querer fazer sempre mais, no que diz respeito ao apoio a diversas causas e instituições de carácter humanitário e ético na sociedade.